OKBR participa de mobilização contra as doações ocultas na reforma política

18 ago de 2017, por OKBR

Compartilhar

 

Uma vitória da sociedade! Nesta semana, o Movimento Transparência Partidária realizou uma mobilização contra a proposta do relator da reforma política, deputado Vicente Cândido (PT-SP), sobre doações de campanha e o resultado foi muito positivo.

Envolvidos nessa causa, nós, da Open Knowledge Brasil (OKBR), e diversas organizações e movimentos participamos da iniciativa contra as doações ocultas e divulgamos uma nota pública.

Mobilização da sociedade

Marcelo Issa, fundador do Movimento Transparência Partidária, conta como foi o processo de mobilização. “Iniciamos o processo de mobilização contra as doações ocultas na noite da última 2ª feira, realizando um grande esforço para envolver a maior quantidade possível de organizações e movimentos afetos à temática. Na manhã seguinte, em Brasília, durante a reunião da Comissão da Reforma Política, distribuímos a nota pública a uma série de deputados e veículos de mídia”, disse Marcelo Issa, fundador do Movimento Transparência Partidária.

“Aos poucos, a repercussão foi crescendo e na noite de ontem (quarta-feira, 16/08), finalmente, o relator anunciou a retirada das doações secretas. É uma importante vitória da sociedade e uma inequívoca demonstração de que, quando bem coordenadas, as organizações do campo social podem efetivamente alterar os processos de formulação das políticas públicas”, afirma.

Repercussão na mídia

Algumas matérias que saíram sobre o assunto.