OKBr participa de seguimento da Convenção da ONU de Combate à Corrupção na América Latina

12 mar de 2020, por OKBR

Compartilhar

A Open Knowledge Brasil (OKBr) foi uma das 31 organizações participantes de evento do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) para monitorar a implementação da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (CNUCC) na região. O evento aconteceu em Quito, de 18 a 20 de fevereiro de 2020.

A diretora-executiva Fernanda Campagnucci representou a organização, apresentando o trabalho que a OKBr tem feito para ampliar o acesso à informação e a dados abertos, pilares fundamentais para o combate à corrupção. Também expôs projetos de controle social e inovação cívica desenvolvidos pela instituição e parceiros, como a Operação Serenata de Amor e o Parlametria.

“Entre os pontos que podem contribuir para acelerar o combate à corrupção, defendo a abertura de dados sobre as empresas, seus sócios e beneficiários finais como uma medida imprescindível. Discutimos como a experiência recente de abertura desses dados no Brasil pode contribuir como um precedente para outros países”, explicou Fernanda.

Além da OKBr, estavam presentes outras duas organizações brasileiras que atuam com esse tema: o capítulo da Transparência Internacional e o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.