OKBr participa de oficina de cocriação para construir os compromissos do Plano de Governo Aberto do Governo Federal

04 out de 2016, por OKBR

Compartilhar

reuniao

Participantes da oficina de cocriação relativa ao tema: Participação Social no Ciclo de Planejamento do Governo Federal. Foto: Neide De Sordi.

Na última quinta-feira (29/09), a Open Knowledge Brasil (OKBR) participou da  oficina de cocriação relativa ao tema: Participação Social no Ciclo de Planejamento do Governo Federal, cujo objetivo é o “aperfeiçoamento e consolidação dos métodos de participação social na formulação e gestão do Plano Plurianual do Governo Federal, por meio do Fórum Interconselhos e de outras instâncias e ferramentas de interação sócio estatal”. A oficina aconteceu na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília (DF).

O encontro contou com a participação de representantes do Ministério do Planejamento, Secretaria de Governo, Ipea e Ministério da Educação. Pela sociedade civil, participaram representantes da Open Knowledge Brasil,  Inesc e Rodas da Paz.

As oficinas de cocriação são reuniões de trabalho envolvendo atores do governo e de entidades da sociedade civil especializados nos temas definidos, com o objetivo de construir em consenso proposta de governo aberto para figurar no Plano de Ação Nacional.

Neide De Sordi, representante da OKBR no Grupo de Trabalho da Sociedade Civil junto à OGP Brasil, participou da oficina do dia 29 de setembro. Nas oficinas sobre Dados Abertos no Governo Federal e Transparência sobre Recursos Públicos no Governo Federal, a OKBR foi representada por Alexandre Gomes e Thiago Rondon, respectivamente.

A participação da OKBR nas atividades 

Para vencer o desafio de “ampliar a participação e a qualidade de sua incidência na Gestão do Plano Plurianual (PPA)”, foram definidos marcos (tarefas estratégicas fundamentais), prazos e responsáveis. A OKBR se comprometeu a trabalhar na formulação da proposta de metodologia de monitoramento participativo do PPA, especialmente nas agendas transversais e nas metas e objetivos do desenvolvimento sustentáveis (ODS), no aperfeiçoamento de ferramenta digital para acompanhamento da implantação de metas e objetivos do PPA, dos ODS e no acompanhamento da implementação do desafio.  

Além dessa oficina sobre Participação Social no Ciclo de Planejamento do Governo Federal, a OKBR também está participando e assumindo a responsabilidade de colaborar na execução dos compromissos das oficinas Dados Abertos no Governo Federal e Transparência sobre Recursos Públicos no Governo Federal.

A OGP Brasil é operacionalizada pelo Comitê Interministerial Governo Aberto (Ciga), instituído pelo Decreto de 15 setembro de 2011, responsável por orientar a implementação e elaboração dos Planos de Ação do Brasil. O Ciga é composto por 18 ministérios.

No Comitê, há um Grupo Executivo formado por sete desses ministérios, sob a coordenação do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (CGU). Dentre outras atividades, o Grupo é responsável por elaborar os Planos de Ação e submetê-los ao Ciga para aprovação.

O 3º Plano de Ação Brasileiro de Governo Aberto será disponibilizado para consulta pública no mês de outubro e deverá ser lançado em dezembro de 2016.

Mais informações sobre a oficina do dia 29/09 no site da OGP Brasil.