OKBR realiza eventos para lançar o Open Data Index no Brasil

04 abr de 2017, por OKBR

Compartilhar

Neste mês, a Open Knowledge Brasil (OKBR) e a Diretoria de Análise de Políticas Públicas (DAPP), da FGV (FGV-DAPP) vão realizar uma série de eventos para lançar o Open Data Index (ODI) em três locais: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF). O objetivo é apresentar para a sociedade os resultados dos levantamentos ODI no nível subnacional (resultados Open Data Índex da cidade de São Paulo e Open Data Índex da cidade do Rio de Janeiro) e no nível nacional (Open Data Index Brasil).

A DAPP, da FGV, em parceria com a Open Knowledge Brasil, construiu o Índice de Dados Abertos (Open Data Index) do Brasil. Ele é uma iniciativa da sociedade civil que busca realizar o mapeamento do estado dos dados abertos em diversos países (e cidades) ao redor do mundo.

A parceria busca aprimorar o indicador e aproximá-lo ainda mais da realidade brasileira, tanto em nível federal quanto em nível municipal, para promover o aprimoramento institucional brasileiro por meio do fomento à transparência na estrutura do Estado.

“Os resultados práticos desse lançamento para a sociedade é a possibilidade de utilizar os resultados para a formulação e o monitoramento de políticas públicas de transparência e dados abertos”, conta Ariel Kogan, diretor-executivo da OKBR.

Sobre o Índice de Dados Abertos

O Índice de Dados Abertos vem sendo utilizado por governos em todo o mundo como uma ferramenta para estabelecer suas prioridades em relação às políticas de transparência e dados abertos e por atores da sociedade civil como um mecanismo de pressão para encorajar governos a melhorarem suas performances, liberando conjuntos de dados essenciais.

O Índice é construído com base na disponibilidade e acessibilidade dos dados em 13 categorias essenciais, incluindo gastos governamentais, resultados das eleições, compras públicas, níveis de poluição, dados de qualidade da água, posse de terras, dados do clima, entre outros.

As submissões são revisadas por pares e verificadas por uma equipe local de especialistas e revisores de conjuntos de dados. Os pontos são atribuídos de acordo com as conclusões desse processo.

Evento em Brasília

No dia 27/04, o Open Data Index Brasil vai ser lançado no evento Dados Abertos: Nova Cultura de Transparência, que vai acontecer na Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ Brasília (Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A).

O objetivo do evento é divulgar a Política Nacional de Dados Abertos; promover o lançamento do Índice de Dados Abertos (Open Data Index), fruto de parceria entre a OKBR e a FGV; além de difundir a importância da abertura de dados públicos para a geração de negócios e fomento do controle social.

Também vão ser apresentados três casos de sucesso da utilização pela sociedade de dados abertos da Administração Pública: Serenata de Amor – projeto que, por meio de inteligência artificial, identifica irregularidades nos gastos da Cota para Exercício da Atividade Parlamentar destinada a deputados federais; um estudo que critica o modelo de tributação de renda e lucro no Brasil, representado pelo pesquisador Rodrigo Orair; e o Sistema Mavip – desenvolvido para simplificar e otimizar o registro de marcas.

A realização do encontro é do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), a Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Open Knowledge Brasil (OKBR). As inscrições são gratuitas e vão ficar abertas até o limite de vagas disponíveis.

O encontro é voltado a servidores públicos; empresas e organizações interessadas; startups e desenvolvedores de aplicativos; e sociedade civil.

Mais informações

Data: 27 de abril de 2017
Horário: 14h
Local: Auditório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Endereço: Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A – Brasília (DF)
Acesse a programação e o formulário de inscrição

Lançamento ODI Rio de Janeiro

A Diretoria de Análises de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV/DAPP) organiza, no dia 04 de maio (quinta-feira), um painel de debate sobre transparência e dados abertos. Na ocasião, será lançado o Open Data Index Rio de Janeiro, desenvolvido em parceria com a Open Knowledge Brasil.

O evento faz parte de uma série mensal de debates sobre inovação e políticas públicas. Baseadas em pesquisas aplicadas originais — algumas vezes ainda em progresso —, as palestras são conduzidas por pesquisadores da Diretoria e convidados especiais que discutem iniciativas inovadoras e temas relevantes do debate público. Os encontros são gratuitos e abertos a estudantes, acadêmicos e para público interessado em geral.

Mais informações

Local: Sede FGV – Auditório Engenheiro M. F. Thompson Motta (12º andar), Praia de Botafogo 190 – Rio de Janeiro – RJ.
Horário: 12h às 14h
Palestrantes:
Representante DAPP
Representante OKBR
Representante Prefeitura do Rio

Lançamento ODI São Paulo

No dia 25/04, às 10 horas, a Open Knowledge Brasil vai realizar o evento de lançamento do Open Data Index na Câmara Municipal de São Paulo. O objetivo é apresentar os dados do Open Data Index São Paulo para o legislativo municipal. Em breve, vamos divulgar mais detalhes sobre o evento nas redes da OKBR.