OKBR recebe novos associados em 2020

18 dez de 2020, por OKBR

Compartilhar

Membros foram apresentados durante Assembleia Geral Ordinária, ocorrida em dezembro

A Open Knowledge Brasil (OKBR), sempre na busca por mais participação e diversidade em seus processos internos, passou a contar com novos participantes em seu quadro de pessoas associadas. Em reunião que marcou a Assembleia Geral Ordinária de 2020, realizada em 1º de dezembro, a diretora-executiva da organização, Fernanda Campagnucci, apresentou os novos membros, que trazem diferentes habilidades e ampliam a representação de gênero, de raça e regional na OKBR.

Os novos sócios, já aprovados pelo Conselho Deliberativo, são:

Ana Paula Gomes – embaixadora de inovação cívica da OKBR e muito ativa em comunidades de software, especialmente Python. Colaboradora do Querido Diário. Fundadora da iniciativa de Dados Abertos de Feira de Santana, na Bahia. Vive em Berlim.

Ariane Camilo Pinheiro Alves – jornalista, cientista de dados e desenvolvedora front-end, liderança que despontou no programa de inovação cívica da OKBR, tocando o Querido Diário e fazendo a gestão da comunidade de embaixadoras. É ativa em comunidades como PyLadies. Vive em São Paulo.

Augusto Hermann Batista – colaborador de longa data da OKFN, da OKBR e da comunidade de Dados Abertos; servidor público federal, vive em Brasília.

Daniel Fireman – embaixador de inovação cívica da OKBR, colaborador ativo do Querido Diário; Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, doutorando da UFCG; vive em Maceió.

Edilaine dos Santos e Souza – atriz, jornalista com formação da Escola de Jornalismo da Énois e graduanda do Bacharelado em Ciências e Humanidades e Políticas Públicas na UFABC. Integra a equipe como estagiária na Escola de Dados. Vive em São Bernardo do Campo.

Maria Vitória Ramos – cofundadora e diretora-executiva da Fiquem Sabendo e embaixadora da Chicas Poderosas, instituição global que promove a liderança feminina na mídia. Vive em São Paulo.

Murilo Bansi Machado – trabalha com tecnologias livres desde 2008, com experiências no jornalismo, na academia e na gestão pública. Gerente administrativo-financeiro da OKBR. Vive em São Paulo.

“Estamos muito felizes de poder contar com essas pessoas que já atuam bem próximas à OKBR, agora neste outro espaço e vínculo”, ressalta Fernanda. Além de ampliar a rede de associados, em 2020 a OKBR também viveu uma grande expansão de sua rede de colaboração, com as Embaixadoras de Inovação Cívica (com mais de 100 pessoas) e o programa de membros da Escola de Dados (mais de 180 participantes).

Ainda na reunião, que contou com a participação de 22 sócios e 4 ouvintes, foram apresentados e aprovados o relatório de atividades, e o balanço patrimonial e das contas, referentes ao ano de 2019. Também foram expostos e discutidos os objetivos para 2021, com destaque para as metas e os projetos dos programas Escola de Dados, Advocacy e Pesquisa, e Inovação Cívica da OKBR, a partir da apresentação dos coordenadores de cada eixo

A Assembleia Geral é um órgão de deliberação que compõe a estrutura de governança da OKBR. A participação é aberta a qualquer pessoa — mas somente as associadas possuem direito a voto. Para acessar a ata completa da Assembleia, clique aqui.