Inovação Cívica

Open Data Day Fortaleza discutirá Dados Abertos, Transparência e Pandemia 

07 abr de 2020, por OKBR

Compartilhar

Em meio à pandemia por Covid-19, os pilares de transparência e controle social que sustentam as democracias se tornam ainda mais necessários. Esses elementos são fundamentais para combater a desinformação que assola a sociedade e garantem o direito das pessoas de ter informação sobre as ações governamentais de enfrentamento à pandemia.

É com essa bandeira que acontece, em Fortaleza, mais uma edição do Open Data Day 2020. O encontro online será realizado no sábado, dia 11, das 9h às 19 horas, por meio da plataforma Google Meets. O link para a transmissão do evento será enviado para o e-mail dos inscritos, assim como os tutoriais dos programas a serem pré-instalados para as oficinas.

A atividade é apoiada pela Open Knowledge Brasil (OKBR) e tem como objetivo incentivar governos, empresas e a sociedade civil a usarem dados abertos em suas iniciativas. A edição local é organizada pela jornalista e embaixadora de inovação cívica da OKBR, Thays Lavor.

Todas as atividades são gratuitas e as inscrições podem ser realizadas por meio deste link. Pela manhã serão ministradas palestras, e entre os nomes confirmados estão o da diretora executiva da OKBR, Fernanda Campagnucci, e do desenvolvedor de software e fundador do Brasil.IO, Álvaro Justen.

À tarde, serão realizadas três oficinas:

  • Mapeamento das populações vulneráveis ao coronavírus ( Narcélio de Sá – Labocart/UFC)
  • Construindo um painel das doenças respiratórias graves com dados do DataSUS (Fernando Barbalho – Cientista de Dados/Tesouro Nacional ) e
  • Explorando dados da Covid-19 no CE – Montar painéis e explorar APIs ( André Campos – Cientista da Computação/GreenMile) .

 As atividades buscam a interdisciplinaridade das áreas do conhecimento e envolvem servidores públicos, desenvolvedores, geógrafos, estatísticos, cientistas sociais e jornalistas. Não existe pré-requisito para participação, apenas a vontade de aprender.  


SERVIÇO: 

Dia: 11 de abril
Horário: a partir das 9h
Link de inscrição: https://forms.gle/LVhyM3CNF4uM6rxk9

Com texto de Thays Lavor, embaixadora de inovação cívica da OKBR