Open Data Day Maceió acontece no início de março

10 fev de 2017, por OKBR

Compartilhar

Neste ano, o ODDMCZ 2017 (Open Data Day Maceió 2017) vai acontecer nos dias 10 e 11 de março, na Faculdade Estácio – FAL. O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), a Estácio FAL e a turma de Gerência de Projetos 2017.1 do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) são os organizadores do evento.

O Open Data Day (Dia Internacional de Dados Abertos) tem o objetivo de promover ampla discussão e apresentar experiências bem-sucedidas de uso dos dados abertos para a promoção da inovação e da transparência. O evento busca engajar o poder público para que ampliem suas iniciativas de transparência, publicando os dados em formato aberto.

“Esperamos que o Open Data Day Maceió sirva como inspiração e estímulo para outros grupos e coletivos locais organizarem o Open Data Day nas suas cidades. Na página do Open Data Day são disponibilizados diversos conteúdos e informações para auxiliar na organização descentralizada dos eventos locais. Sem dúvidas, o dia é uma excelente oportunidade para dar visibilidade para um assunto tão relevante e trazer diversos atores (governo, academia, sociedade civil e empresas) para discutir caminhos e soluções para avançar nessa agenda”, comenta Ariel Kogan, diretor-executivo da Open Knowledge Brasil.

Para mais detalhes sobre o ODDMCZ 2017, conversamos com Williams Alcântara, um dos organizadores do evento. Confira:

OKBR: Por qual motivo vão realizar o segundo Open Data Day em Maceió (AL)?
Williams: A ideia é estimular o desenvolvimento de soluções que melhorem a prestação de serviços públicos em Alagoas por meio do uso de Dados Abertos, incentivando o engajamento feminino, em razão da baixa participação feminina no tema discutido. Além disso, queremos demonstrar que a abertura de dados, tanto por parte governamental quanto pela sociedade civil, pode gerar aplicações que venham melhorar o cotidiano das pessoas, bem como o PIB do Estado. Dessa forma, esperamos incentivar os órgãos governamentais ou não a disponibilizarem seus dados em formato aberto.

OKBR: Como está sendo a organização e a articulação?
Williams: Nesta primeira etapa do processo de organização, estamos em busca de parceiros estratégicos que apoiam a geração da transparência a partir da utilização de Dados Abertos – tema do ODDMCZ 2017. Algumas entidades acreditaram no projeto e já confirmaram o apoio para a realização do ODDMCZ 2017, como o World Wide Web Consortium Escritório Brasil (W3C Brasil), Microsoft, Open Knowledge Brasil (OKBR), a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (SEPLAG), a Faculdade Estácio de Alagoas (FAL) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

OKBR: Quais são os resultados esperados com o evento?
Williams: Esperamos que sejam desenvolvidas soluções que melhorem a prestação de serviços públicos, permitindo que a sociedade possa acompanhar as ações governamentais de forma transparente. Para estimular a continuidade dos projetos, todas as soluções desenvolvidas receberão o suporte técnico da Microsoft e serão submetidas para o programa Imagine Cup.