Inovação Cívica

Open Knowledge Brasil busca pessoa cientista de dados para projeto Querido Diário

05 ago de 2020, por OKBR

Compartilhar

Já pensou em aplicar seus conhecimentos técnicos em projetos de inovação cívica e transparência? Se curte a ideia, venha trabalhar com a gente. Estamos com uma vaga aberta para o projeto Querido Diário. Confira a seguir a descrição:

Descrição da vaga

Como cientista de dados, a ideia é que a pessoa crie modelos que possam classificar informações de um grande volume de arquivos de diários oficiais,a partir da identificação de tópicos interesse a serem definidos. Além disso, também é prevista a implementação de sistema de recomendação, por exemplo por meio de filtragem colaborativa. 

Política de igualdade e diversidade

A Open Knowledge está comprometida com a promoção da igualdade e da diversidade, valores centrais para a organização. Valorizamos o trabalho de funcionários e todas as pessoas colaboradoras. Construímos um ambiente de trabalho respeitoso e construtivo para todos independente de deficiência, nacionalidade, gênero, identidade de gênero, orientação sexual, raça, idade, religião/crença ou quaisquer outras características pessoais.

Principais atividades/responsabilidades

  • Desenvolver modelos para identificar e classificar objetos de interesse nos arquivos raspados de diários oficiais (TXT).
  • Desenvolver modelo de sistema de recomendação de documentos relacionados a partir de busca textual; 
  • Apoiar a implementação técnica dos modelos na plataforma do Querido Diário;
  • Documentar os modelos desenvolvidos e análises realizadas; .
  • Elaborar relatórios com análises e visualização de dados;

 

Requisitos Técnicos

  • Experiência com linguagem Python ou R, incluindo o uso de bibliotecas como Pandas e Scikit-learn
  • Ter experiência na implementação de técnicas de Processamento de Linguagem Natural (NLP);
  • Ter conhecimento sobre SQL/Banco de dados.
  • Domínio de fundamentos de estatística e análise exploratória de dados;
  • Experiência com metodologias de desenvolvimento ágil (Scrum, Kanban etc).

Dedicação: 15h/semana, pelo período de 6 meses.

Local: trabalho remoto

Salário: Entre R$ 4.000,00 e R$ 6.000,00 mensais. (A depender do nível de Experiência)

Instruções para Candidatura

Envie e-mail até o dia 10 de agosto para [email protected], com o assunto “Vaga Cientista de Dados – Querido Diário”, contendo as seguintes informações:

  • Currículo ou link para o Linkedin.
  • link para o GitHub ou site com portfólio
  • pretensão salarial.
  • carta de apresentação (tamanho máximo: 2000 caracteres) indicando sua motivação para trabalhar na Open Knowledge e, se houver, seu envolvimento com comunidades de código aberto.

Sobre a Open Knowledge Brasil

A Open Knowledge Brasil (OKBR) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos e apartidária, fundada em 2013, que representa oficialmente a Open Knowledge Internacional no país.

A Open Knowledge Brasil utiliza e desenvolve ferramentas cívicas, faz análises de políticas públicas, oferece treinamento em produção e uso de dados abertos e promove o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e para promover uma participação política mais efetiva e aberta.

Durante a última década, a Open Knowledge tem desempenhado um papel-chave no fortalecimento do ecossistema global de dados abertos e transparência governamental. Seu portfólio inclui: CKAN, o software livre para catálogo de dados abertos mais bem sucedido mundialmente; Escola de Dados, uma rede global comprometida com o avanço do uso de dados para resolver problemas reais em prol de sociedades mais conscientes, sustentáveis e justas; Índice Global de Dados Abertos, metodologia de avaliação que fornece uma visão abrangente do estado da publicação de dados governamentais abertos no mundo; Serenata de Amor, um dos mais populares projetos brasileiros de uso de dados governamentais para controle social dos gastos públicos.