Open Knowledge Brasil realiza ciclo de webinários com especialistas em conhecimento aberto

24 nov de 2016, por OKBR

Compartilhar

Open Data Eindhoven

Open Data Eindhoven

A partir de dezembro, a Open Knowledge Brasil realizará uma série de webinários chamados de “OKBR Webinar Series: conhecimento & informação abertos pelo mundo”. O primeiro deles vai acontecer no dia 6/12, às 13 horas, sobre “Dados linkados e prevenção de emergências”, com o empreendedor Bart van Leeuwen.

O ciclo de webinários da OKBR tem o objetivo de promover conhecimento e informação abertos por meio de boas práticas para ampliar e qualificar a discussão sobre o assunto no Brasil. As inscrições são gratuitas e limitadas para participar no dia, mas o webinário será gravado e disponibilizado com legendas no canal da Open Knowledge Brasil no YouTube.

“O ciclo de Webinários sobre dados e conhecimento aberto está totalmente alinhado com os objetivos e atuação da Open Knowledge Brasil, que promove o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e para que haja uma participação política mais efetiva e aberta”, diz Ariel Kogan, diretor-executivo da Open Knowledge Brasil.

Quem quiser fazer a sua inscrição para o webinário do próximo dia 6/12, com Bart, é só preencher a nossa lista de presença. Se estiver cheia, acompanhe os canais da OKBR para saber quando vamos liberar o vídeo de cada webinário.

Participação do Bart van Leeuwen

O principal trabalho do Bart envolve linked data para prevenir acidentes na prática. Dono da empresa Netage.nl, ele desenvolve ferramentas da web semântica para criar vocabulários interoperáveis padronizados. As consequências do trabalho dele são uma possível internacionalização da prevenção de acidentes e da pesquisa sobre isso porque seria possível se compartilhar globalmente as informações de fontes diferentes sobre o meio ambiente e ambientes urbanos via dados linkados.

Além disso, ele também trabalha com agilidade no compartilhamento e acesso às informações em situações de emergência. Essas situações são bastante universais – bombeiros e outros agentes de segurança que agem em emergência geralmente já seguem protocolos padronizados e melhores práticas disseminadas mundialmente. Trabalhar com dados comparativos pode manter os bombeiros mais seguros e aumentar a eficiência das instituições, compartilhando informações.

Próximos webinários

Paola Villarreal, programadora e fellow do Berkman Klein Center em Harvard; Rufus Pollock, cofundador da Open Knowledge International e Fernanda Campanucci, jornalista que teve uma importante participação na Controladoria Geral do Município de São Paulo, são alguns dos nomes já confirmados para participar dos webinários que estão previstos para acontecer uma vez por mês até abril de 2017.

Confira as datas dos webinários confirmados:

Bart Van Leeuwen, empreendedor 
Data: 6/12/2017
Tema: Dados linkados e prevenção de emergências

Paola Villarreal, Fellow do Berkman Klein Center, programadora/data scientist
Trabalha na ACLU em Massachusetts em projetos relacionados à justiça social utilizando dados abertos e tecnologias livres.
Data: 24/01/2017
Tema: Dados para a Justiça

Fernanda Campagnucci, jornalista e analista de políticas públicas
Data: 21/02/2017
Tema: Dados abertos e governos locais: como atender às demandas das pessoas com os dados

Rufus Pollock, presidente e cofundador da Open Knowledge International
Data: 5/04/2017
Tema: O papel da sociedade civil na abertura de dados e conhecimento

Mais informações:

Imprensa OKBR: [email protected]
Inscrições: https://goo.gl/forms/yYkF7I4K2rKDnctd2
O link para a transmissão será enviado por e-mail.

posts-openkbr-webinares-v2