Operação Serenata de Amor é finalista de prêmio internacional

04 jun de 2019, por OKBR

Compartilhar

Na última semana, recebemos uma ótima notícia. A Operação Serenata de Amor, projeto que integra nosso Programa de Ciência de Dados Para Inovação Cívica, está entre as 10 finalistas do prêmio espanhol Compromiso Empresarial, que vai destacar a melhor iniciativa de transparência e boas práticas de governo entre a Espanha e a América Latina.

Para quem (ainda) não conhece

A Serenata é um projeto aberto que usa ciência de dados – as mesmas tecnologias utilizadas por gigantes como Google, Facebook e Netflix – com a finalidade de fiscalizar gastos públicos e compartilhar as informações de forma acessível a qualquer pessoa.

Por meio da Rosie, uma inteligência artificial capaz de analisar os gastos reembolsados pela Cota para Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP), de deputados federais e senadores, é possível identificar suspeitas de mau uso do dinheiro público e incentivar a população a questionar representantes políticos.

Outra criação do projeto é o Jarbas, um site onde é possível navegar pelos gastos e descobrir mais sobre cada suspeita, de maneira simples e descomplicada. É onde começa o trabalho de validar uma suspeita levantada pela Rosie.

Vote na Serenata

É possível votar na Serenata curtindo este post no Facebook ou este post no Twitter.