Participe do encontro virtual do Grupo de Trabalho em Ciência Aberta

19 set de 2014, por OKBR

Compartilhar

Acontece no próximo dia 30 de setembro, às 20h30, mais um Encontro Virtual do Grupo de Trabalho em Ciência Aberta. O encontro é aberto e ocorre sempre na última terça-feira de cada mês. Para participar basta acessar este link.

Nesta edição a proposta é dar continuidade à criação de linhas de trabalho/interesse/ação/pesquisa iniciada na última reunião do grupo que ocorreu em agosto no Rio de Janeiro e discutir a produção de cadernos de pesquisa abertos.

OSRio_-_meeting

Encontro do Grupo de Trabalho no Rio de Janeiro em agosto.

A proposta dos encontros mensais é reunir membros do Grupo de Trabalho e outros interessados para propor ações e trabalhos conjuntos na área de ciência aberta. A atividade é organizada de forma colaborativa e qualquer interessado pode participar das discussões pelos canais do GT e na página dos encontros na Wikiversidade.

Como participar

Você pode participar da webconferência criando uma conta de acesso no serviço Mconf ou sem uma conta própria. Para isso basta escolher seu nome e, em seguida, o tipo de dispositivo que será utilizado: um computador com um navegador web que tenha os plugins do flash e do java habilitados (o java não se faz estritamente necessário) ou um dispositivo android com o app Mconf-Mobile instalado.

Também é possível se utilizar um cliente SIP (por exemplo, o ekiga) para participar da webconferência. Mais detalhes podem ser encontrados neste tutorial produzido pelo mconf.ufrgs.br.

Grupo de trabalho

Criado em 2013, o Grupo de Trabalho em Ciência Aberta é parte de uma rede global de ciência aberta apoiada pela Open Knowledge. No Brasil, ele é formado por pesquisadores e pesquisadoras em dezenas de universidades brasileiras que buscam promover e estudar práticas abertas na ciência. Atualmente, o grupo mantém um blog com textos de reflexão e notícias sobre o tema, além de uma lista de emails aberta onde as pessoas interessadas podem se inscrever para acompanhar as discussões e se envolver com as atividades do grupo.