Pizza, Cerveja & Dados Abertos em Santos

18 set de 2012, por OKBR

Compartilhar


Na quinta-feira passada, organizamos o Pizza, Cerveja & Dados Abertos lá na Casa da Cultura Digital de Santos.

O encontro começou com uma rodada de apresentações: tinha gente ligada ao software e cultura livre, o pessoal da CCD de Santos e também uma turma que faz faculdade de jornalismo na Baixada Santista.

Eu e a Daniela Silva apresentamos a OKFn e também falamos de como tem sido a vivência e os desafios para formar uma comunidade aqui no Brasil. Depois começou uma papo bem informal (com pizza e cerveja!) sobre conhecimento, cultura livre e dados abertos.

O tempo passou e deixou a impressão de que a gente ainda tem muito o que conversar. Enfim, ninguém melhor do que o pessoal que estava lá no encontro para falar!

Veja alguns depoimentos e mais fotos:


Fernanda Martins (CCD Santos)

Bom, minhas impressões foram as melhores. Primeiro pelo encontro de pessoas interessadas em fazer algo novo: alunos de jornalismo que participaram da Semana de Jornalismo Digital de Santos, pessoal do software livre representado pelo GCC-SD (grupo do compartilhamento de conhecimento santos dumont), pessoal da CCD Santos, entre outros. Muitos dos envolvidos não sabiam o que eram dados abertos e o que é possível fazer com isso, mas todos estavam tentando entender para onde vamos nessa era da informação mediada por tecnologias digitais. Acredito que surgiu desse encontro um grupo com bastante potencial para desenvolver projetos bacanas e aprender juntos também. Temos ferramentas, espaço e gente com conhecimentos variados para uma troca enriquecedora. E melhor ainda, temos também uma cidade que carece de iniciativas desse tipo. Já vemos alguns movimentos em rede acontecendo por aqui, mas pouca união. É preciso ver onde todos convergem e trabalhar juntos. Acho que o próximo passo é colocar a mão na massa, se aprofundar nas ações que já estão rolando por aí (e acho que vocês deveriam voltar com oficinas que apresentem isso de uma forma mais didática) e começar a se familiarizar com as ferramentas livres (o Kretcheu e outros companheiros do GCC – e vocês também, claro -, são essenciais para que isso ocorra).

Caroline Souza Cunha (estudante do 2º ano de Jornalismo na Universidade Santa Cecília – Unisanta)

Um encontro com Pizza, Cerveja e Dados Abertos que me atraiu menos pela cerveja e mais pela oportunidade de dar continuidade as conversas proporcionadas na Semana de Jornalismo Digital.
Desde a Semana de Jornalismo Digital, no Sesc – Santos, fiquei muito curiosa para saber mais desse universo fora da faculdade. Apesar da importância das novas mídias e da quantidade de dados e questões importantes que podemos obter com eles, essa questão é pouquíssimo tratada na faculdade de Jornalismo. O encontro teve conversas descontraídas que despertaram ainda mais meu interesse.
A iniciativa dos integrantes da Casa de Cultura Digital e da OKFn Brasil para nos mostrar mais sobre os projetos que realizam foi muito boa e me deixou com vontade de aprender mais e fazer parte dos projetos.

Alexa Flambory ((estudante do 2º ano de Jornalismo na Universidade Santa Cecília – Unisanta)

Depois de todo o encantamento com a Semana de Jornalismo Digital no SESC Santos, surgiu a curiosidade de entender melhor sobre como funciona esse universo dos dados abertos, então resolvi comparecer no Pizza, Cerveja e Dados Abertos em Santos, encontro informal em que tive a oportunidade de conhecer excelentes profissionais e compreender melhor qual o intuito de tudo isso. A iniciativa de criar uma comunidade OKFn aqui no Brasil e ter um grupo em Santos, que acho que pode até se expandir pra Baixada Santista que necessita com urgência de pessoas interessadas e dispostas a trabalhar em prol do compartilhamento da informação e do conhecimento entre as pessoas, é inédito e tem tudo para dar certo. Podemos desenvolver bons projetos e ver o resultado do trabalho. Penso que o primeiro passo a ser dado, além da discussão de ideias, é realizar oficinas para que nós que somos leigos com o uso de software e ferramentas livres possamos começar a ter contato com essas ferramentas e o que é possível fazer com dados abertos.