Plataforma facilita o envio de propostas para o Programa de Metas 2017-2020

28 abr de 2017, por OKBR

Compartilhar

Arte com o panorama de casas, prédios, pessoas, bicicleta, ônibus, carro, caminhão de reciclagem e pessoas em um ambiente urbano. Em destaque, os dizeres Metas de SP.

Imagem de divulgação da plataforma de pressão sobre as Metas de São Paulo. Imagem: Divulgação / Cidade dos Sonhos.

Até o dia 30 de abril, os paulistanos poderão apoiar a inclusão de metas em Áreas Verdes, Mobilidade, Gestão de Resíduos e Energia Limpa na plataforma #MetasdeSP para que sejam incorporadas no Programa de Metas 2017-2020 da cidade de São Paulo. Instalação de painéis de energia solar em 70% das 1.500 escolas municipais e criação de 47 novos parques são algumas das metas que podem ser apoiadas.

A plataforma é resultado do trabalho do projeto Cidade dos Sonhos, iniciativa da Purpose que conta com a colaboração de diversas organizações da sociedade civil. A Open Knowledge Brasil é uma delas. Grupos temáticos, de forma coletiva, revisaram as propostas da primeira versão do Programa de Metas relacionadas a Áreas Verdes, Energia Limpa, Gestão de Resíduos e Mobilidade. Essa análise gerou quatro documentos com sugestões que serão entregues à Prefeitura no final do período de consulta pública (disponíveis em http://bit.ly/rev_metas).

No final de março, o Programa de Metas foi divulgado pela atual gestão da Prefeitura de São Paulo e está aberto para consulta pública durante o mês de abril. Segundo a Lei Orgânica do Município, o documento deve estabelecer um conjunto de ações estratégicas com indicadores e metas quantitativas com as quais o atual prefeito João Doria se comprometerá a cumprir nos quatro anos de sua gestão, priorizando as atividades em todos os setores da administração pública municipal e também em cada região da cidade.

Campanha

Para incentivar a participação da sociedade, uma campanha de redes sociais está sendo divulgada com as principais propostas da revisão, sempre com a hashtag #MetasDeSP. Também está sendo realizada uma série de 12 atividades presenciais em todas as regiões da cidade até o final do mês. Segundo Gabriela Vuolo, representante do Cidade dos Sonhos, o “objetivo é que a população tenha uma maneira mais fácil e lúdica de participação e se engaje nos vários pontos discutidos para a melhoria da cidade, já que as formas de participação oferecidas pela Prefeitura estão sendo pouco divulgadas e foram prejudicadas por um calendário de apenas 4 dias de audiências públicas.”

O projeto Cidade dos Sonhos vem debatendo os temas de mobilidade, gestão de resíduos, energia limpa e áreas verdes com organizações da sociedade civil desde as eleições municipais de 2016. Em março deste ano, foram protocoladas propostas sobre cada um dos temas nas respectivas Secretarias Municipais. No começo do mês de abril, o grupo fez a análise da primeira versão do Programa de Metas apresentado pela Prefeitura e divulgou as propostas de revisão e inclusão de metas e linhas de ação.

Fonte: Cidade dos Sonhos