Por um futuro justo, livre e aberto: celebrando os 15 anos da Open Knowledge Foundation

24 maio de 2019, por OKBR

Compartilhar

texto de Catherine Stihler traduzido diretamente do blog da Open Knowledge Foundation

Quinze anos atrás, a Open Knowledge Foundation foi lançada em Cambridge pelo empreendedor e economista Rufus Pollock.

Na época, os dados abertos eram um conceito totalmente novo. Os usuários mundiais da internet estavam pouco acima dos 10%, e o Facebook ainda estava em sua infância.

Mas Rufus previu o enorme potencial e os enormes riscos da era digital moderna. Ele acreditava no acesso à informação para todos sobre como vivemos, o que consumimos e quem somos – por exemplo, como nossos impostos são gastos, o que há nos alimentos que ingerimos ou nos medicamentos que tomamos e de onde vem a energia para abastecer nossas cidades.

A partir de origens humildes, a Open Knowledge Foundation cresceu em todo o mundo e foi pioneira na forma como usamos dados hoje, se esforçando para construir conhecimento aberto no governo, nos negócios e na sociedade civil – e criando a tecnologia para tornar o material aberto útil.

Criamos uma definição de abertura, Open Definition, que ainda é a referência hoje – que dados e conteúdo abertos podem ser usados ​​livremente, modificados e compartilhados por qualquer pessoa para qualquer finalidade.

Com funcionários em seis continentes, nos tornamos conhecidos como Open Knowledge International e lançamos projetos em dezenas de países.

Ao celebrarmos nosso 15º aniversário hoje, nosso mundo mudou drasticamente. Grandes empresas de tecnologia que não prestam conta de suas ações monopolizaram a era digital, e uma concentração insustentável de riqueza e poder levou a um crescimento atrofiado e a oportunidades perdidas. Quando isso acontece, são os consumidores, os inovadores do futuro e a sociedade que perdem.

Vivemos em tempos poderosos, onde o maior perigo não é o caos, mas ficar no passado. Assim, quando alcançamos um marco importante na jornada da nossa organização, reconhecemos que é hora de novas regras para esse novo mundo digital.

Decidimos voltar a focar nossos esforços no motivo pelo qual fomos criados em 2004, “promover a abertura de todas as formas de conhecimento” e retornar ao nosso nome como Open Knowledge Foundation.

Nossa visão é para um futuro que seja justo, livre e aberto. Esse será o nosso princípio orientador em tudo o que fazemos.

Nossa missão é criar um mundo mais aberto – um mundo onde todas as informações não pessoais estejam abertas, livres para que todos usem, construam e compartilhem; e onde criadores e inovadores sejam reconhecidos e recompensados de maneira justa.

Entendemos que frases como “dados abertos” e “conhecimento aberto” não são amplamente compreendidas. É nosso trabalho mudar isso.

Os próximos 15 anos e além não devem ser temidos. Vivemos em uma época em que os avanços tecnológicos oferecem oportunidades incríveis para todos nós.

Este é um momento para ter esperanças sobre o futuro e inspirar aqueles que querem construir uma sociedade melhor.

Queremos ver sociedades iluminadas em todo o mundo, onde todos tenham acesso a informações essenciais e a capacidade de usá-las para entender e modelar suas vidas; onde instituições poderosas são compreensíveis e prestam contas; e onde informações vitais de pesquisa que podem nos ajudar a enfrentar desafios como pobreza e mudança climática estão disponíveis para todos.

Nosso trabalho se concentrará na saúde, onde o acesso a medicamentos exige um novo pensamento, e na educação, onde a nova lei de direitos autorais em toda a UE impacta tanto na pesquisa acadêmica quanto na capacidade das pessoas em acessar conhecimento.

Também nos concentraremos no emprego, inclusive no combate à crescente desigualdade de padrões e condições de trabalho, e na capacidade de criadores e inovadores serem justamente recompensados. Isso alcança o coração de um futuro justo, livre e aberto, onde há oportunidade para todos.

Também definimos cinco pedidos para as eleições europeias desta semana e vamos pressionar os deputados de toda a Europa a darem prioridade a estes, quando o Parlamento Europeu regressar no Verão.

Em primeiro lugar, combateremos a introdução do artigo 17º das reformas da UE em matéria de direitos de autor, que ameaça restringir a partilha de dados e outros conteúdos na Internet para meio bilhão de pessoas na Europa.

Também queremos ver medidas de transparência aprimoradas em empresas de mídia social como o Facebook para evitar a disseminação de desinformação e notícias falsas.

Reconhecemos as preocupações que as pessoas têm sobre o uso indevido de dados, por isso, defenderemos “dados responsáveis” para garantir que os dados sejam usados ​​de maneira ética e legal e protejam a privacidade.

Também queremos persuadir governos e organizações a usar licenças abertas estabelecidas e reconhecidas ao liberar dados ou conteúdo; e teremos como objetivo construir uma rede de defensores da abertura no Parlamento Europeu que pressionem por uma maior abertura em suas próprias nações.

Vivemos em uma sociedade do conhecimento onde enfrentamos dois futuros diferentes: um que é aberto e outro que é fechado.

Um futuro aberto significa que o conhecimento é compartilhado por todos – livremente disponível para todos, um mundo onde as pessoas são capazes de realizar seu potencial e viver uma vida feliz e saudável.

Um futuro fechado é aquele em que o conhecimento é de propriedade exclusiva e controlado, levando a uma maior desigualdade e a um futuro fechado.

Com a desigualdade aumentando, nunca antes nossa visão de um futuro justo, livre e aberto foi tão importante para realizar nossa missão de um mundo aberto em tempos complexos.