LIBRE, projeto de microfinanciamento para jornalismo, é lançado no INSPER

11 ago de 2017, por OKBR

Compartilhar

Matéria publicada no dia 11/08/2017 | Atualizada no dia 23/08/2017

No dia 12/8 (sábado), a partir das 10h30, o jornalista Bruno Torturra apresentou, pela primeira vez ao público, o projeto LIBRE, ferramenta inovadora de microfinanciamento para jornalismo, no evento Workshop Modelos de Negócios para o Jornalismo, no INSPER, em São Paulo. No evento, além do Bruno, participaram Renata Rizzi, do Nexo, e Eduardo Acquarone, da TV Globo e Flying Content.

Bruno explicou como a ferramenta funciona e a visão do projeto: a urgência de buscar novas métricas que superem a mera audiência e saídas técnicas que possam criar uma nova sustentabilidade para o campo da imprensa a partir do público.

A ferramenta

Uma parceria da Open Knowledge Brasil e do Estúdio Fluxo, com desenvolvimento do AppCivico, a ferramenta pretende aproximar veículos digitais e o público interessado em valorizar e sustentar o jornalismo de qualidade. O LIBRE, desenhado e programado especificamente para o ecossistema da imprensa digital, vai funcionar por meio de um botão, inserido diretamente em posts e em conteúdos jornalísticos. A partir dele, o público poderá doar pequenos valores diretamente ao veículo ou ao autor do material em questão.

Em vez de assinaturas, crowdfundings ou doações mensais aos veículos, o LIBRE permite que o público possa contribuir de acordo com a relevância do conteúdo e a diversidade de sua dieta de informação.

Ainda em sua versão beta, a ferramenta está aberta para o cadastro de veículos e jornalistas interessados em utilizar a tecnologia. Na primeira fase, ela funciona com planos mensais para o público que poderá distribuir seus créditos entre os veículos e sites parceiros. Os portais Gastrolândia, Aos Fatos e o VadeBike já são alguns dos veículos que estão testando a plataforma nessa fase piloto.

Bruno Torturra é jornalista há 16 anos. Desde 2011, desenvolve projetos de jornalismo que exploram as possibilidades da rede e da hiperconectividade. Pioneiro na realização de streamings de rua no Brasil, criador da PósTV, primeira rede descentralizada de streaming no Brasil, fundador da Mídia Ninja e do Estúdio Fluxo de Jornalismo.