Advocacy e Pesquisa

Querido Diário recebe apoio de equipe de estudantes e pesquisadores do IME-USP

13 nov de 2020, por Ariane Alves

Compartilhar

O Querido Diário foi um dos projetos selecionados para integrar os estudos dos alunos da disciplina Laboratório Avançado de Ciência de Dados, oferecida no curso de Ciência da Computação do IME-USP e ministrada pelo professor Fabio Kon, ao longo do segundo semestre de 2020.

A ideia é que a turma, composta por alunos de graduação e pós-graduação, possa trabalhar com projetos reais para aplicar diretamente seus conhecimentos em Ciência de Dados, Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial. 

A parceria tem sido muito produtiva para ambos os lados em termos de aprendizado e compreensão dos desafios que o projeto propicia. Durante este semestre, o time de Inovação Cívica da OKBR conduziu uma ótima troca com a equipe responsável por analisar, estudar e contribuir com o Querido Diário.

No início do semestre, um conjunto de dados com várias edições de diários oficiais obtidos por meio de raspagem e que continham palavras-chave relacionadas à COVID-19 foi disponibilizado à equipe. O objetivo era analisar as compras relacionadas à pandemia entre fevereiro e junho em alguns municípios do Brasil.

A parceria ainda está em andamento, mas já é foi possível ampliar muito o conhecimento produzido sobre o Querido Diário envolvendo temas de ciência de dados. Ao final da disciplina, a produção que integrar o escopo do projeto ficará disponível nos repositórios do Querido Diário no Github.

Quer ajudar o Querido Diário a ir mais longe? Contribua com a nossa campanha no Catarse e junte-se às pessoas que fazem o projeto acontecer.