Inovação Cívica

Relatório mensal da Operação Serenata de Amor - 041

06 out de 2020, por Ariane Alves

Compartilhar

Setembro chegou ao fim… Isso significa que traremos muitas novidades sobre este último mês para quem acompanha as atividades da Operação Serenata de Amor. Os relatórios anteriores estão disponíveis no nosso Medium. Se você está pela primeira vez por aqui, seja muito bem-vinda(o)!

Que tal apoiar o Querido Diário?

Construir um projeto de código aberto depende diretamente da contribuição e do engajamento da comunidade de pessoas interessadas em tecnologia e cidadania, e conduzir esse processo em um país com as dimensões do Brasil acrescenta um nível muito mais desafiador a essa tarefa.

Por isso, ao longo do desenvolvimento do Querido Diário, criamos várias maneiras de contribuir para além das linhas de código e divulgamos algumas delas nas últimas semanas.

Financiamento coletivo

Lançamos no dia 16/09 a nossa campanha no Catarse! Com direito a um vídeo nostálgico para os entusiastas do Serenata (só quem viveu sabe…), a campanha traz todos os nossos passos planejados e as metas que queremos alcançar com a ajuda da comunidade. Além disso, as faixas de contribuição contam com ótimas recompensas para quem busca se engajar ainda mais com o projeto.

Se você não puder contribuir — e se puder também, claro… — , compartilhe e amplie o alcance da campanha em suas redes! Isso vai nos ajudar muito!

via GIPHY

Sua cidade possui diário oficial?

Como já contamos no relatório anterior, estamos realizando um mapeamento de todos os diários oficiais do Brasil, coletando os endereços (urls) onde estão disponíveis e outros dados relevantes para construir um relatório sobre a atual situação da publicação mais importante para o governo de uma cidade.

Ficou a fim de ajudar? Acesse o site do nosso censo e experimente digitar o nome de algum município do Brasil. Se ele estiver disponível na lista do formulário, é porque seu diário oficial ainda não foi cadastrado em nosso mapeamento e que você pode somar esforços com a gente neste desafio!

via GIPHY

Novos raspadores!

Hora do código! Em setembro, recebemos diversas contribuições de novos raspadores — 39 no total! —, e ficamos muito animados em ver a lista crescendo. Confira a seguir os municípios que ganharão mais transparência muito em breve:

Campos dos Goytacazes — RJ
Itauna — MG
Cuiaba — MT
Campo Belo — MG
Candeias — MG
Carmo da Cachoeira — MG
Crucilândia — MG
Nova Serrana — MG
Piranguinho — MG
Salinas — MG
Inocência — MS
Maracaju — MS
São Mateus do Sul — PR
Arraial do Cabo — RJ
Camaquã — RS
Cerrito — RS
Vera Cruz — RS
Alto Alegre — SP
Araçariguama — SP
Barão de Antonina — SP
Coronel Macedo — SP
Glicerio — SP
Ibitinga — SP
Itapirapuão Paulista — SP
Jaboti — SP
Lavinia — SP
Marília — SP
Monte Alto — SP
Parisi — SP
Patrocínio Paulista — SP
Penápolis — SP
Piedade — SP
Pratânia — SP
Santa Ernestina — SP
São Manuel — SP
São Roque — SP
Sarutaiá — SP
Vera Cruz — SP
Votorantim — SP

É uma pessoa programadora e sabe construir raspadores em Python usando o framework Scrapy? Tem habilidades de revisão de código ou pode implementar melhorias em uma documentação? Contribua com o Querido Diário. É transparente, possui código aberto e está a todo vapor!

via GIPHY