Inovação Cívica

Relatório mensal da Operação Serenata de Amor  #43

01 dez de 2020, por Mário Sérgio Queiroz (arquivo)

Compartilhar

Novembro acabou e vamos para o último mês de 2020! E como vocês já sabem, é hora de mais um relatório com as atividades que foram destaque no último mês para o time da Operação Serenata de Amor. Os relatórios anteriores estão disponíveis no nosso Medium, mas desde a edição 41 estamos publicando-os no site da OKBr. Se você está pela primeira vez por aqui, seja muito bem-vinda(o)!

Querido Diário recebe apoio de equipe de estudantes e pesquisadores do IME-USP

O Querido Diário foi um dos projetos selecionados para integrar os estudos dos alunos da disciplina Laboratório Avançado de Ciência de Dados, oferecida no curso de Ciência da Computação do IME-USP e ministrada pelo professor Fabio Kon, ao longo do segundo semestre de 2020.

A ideia é que a turma, composta por alunos de graduação e pós-graduação, possa trabalhar com projetos reais para aplicar diretamente seus conhecimentos em Ciência de Dados, Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial.

Star Trek Applause GIF

Para mais detalhes sobre a essa incrível parceiria leia o nosso texto divulgado nas redes sociais.

Novembro foi o mês de CODA e Python Brasil

Apesar da pandemia do novo coronavírus, a 5º Conferência brasileira de jornalismo de dados e métodos digitais (CODA) aconteceu em novembro, e dessa vez de forma online conectando várias pesssoas no Brasil e no mundo. Dentre várias atividades que ocorreram nos dias de evento, tivemos a participação da nossa embaixadora de inovação cívica Ana Paula Gomes ministrando um tutorial sobre o projeto Querido DIário, focando em metodologias de raspagem de dados na Web. Para acessar o tutorial Querido Diário: Hoje tornei um diário oficial acessível clique aqui!

A comunidade Python também se adaptou aos tempos de isolamento físico e promoveu a primeira Python Brasil online, com transmissões de todas as atividaes ao vivo pelo Youtube. O nosso embaixador Giulio Carvalho apresentou a palestra Querido Diário, hoje raspei dados usando… método científico?! O  vídeo completo está disponível no Youtube. Além disso, o mantenedor do projeto Querido Diário Renne Rocha liderou o sprint do projeto Querido Diário dentro do Discord da Python Brasil, foi um ótimo momento para atrair novos contribuidores.

A nossa comunidade continua gerando conteúdos a todo vapor!

O Renne também tem publicado vídeos sobre como contribuir para o Querido Diário, ensinando métodos de raspagem de dados. Ele está migrando os conteúdos para uma nova plataforma, o Peertube. Dessa forma, os novos vídeos estão disponíveis no canal Querido Diário, então já salve nos favoritos para seguir aprendendo raspagem de dados com ele.

O nosso embaixador Tiago publicou um e-book sobre o Open Data Day de Natal, com o título: OPEN DATA DAY: DADOS ABERTOS GOVERNAMENTAIS E INOVAÇÃO CÍVICA. O eBook pode ser baixado gratuitamente, em formato pdf, na página do Open Data Day Natal no SIGEVENTOS, já a versão impressa do livro está disponível também no Clube de Autores.

Embaixadoras lançam carta-compromisso por municípios mais transparentes e colaborativos

A Rede de pessoas Embaixadoras de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil (OKBR) elaborou uma carta-compromisso para que as pessoas candidatas às eleições de 2020 se engajem e promovam uma gestão que priorize a transparência e a abertura de dados públicos. A redação da carta foi liderada pela engenheira de software e embaixadora Ana Paula Gomes e pela coordenadora de Advocacy e Pesquisa da OKBR, Danielle Bello.

A carta está disponível em duas versões: uma para as pessoas candidatas à prefeitura e outra para a câmara municipal. Ambas podem ser acessadas nesta pasta.

Várias pessoas candidatas nessas eleições municipais assinaram a carta e publicaram em suas redes sociais. Inclusive com a influência decisiva da nossa embaixadora e jornalista Jamile Santana, O G1 mostrou que Caio Cunha, prefeito eleito de Mogi das Cruzes, e seu adversário Marcus Melo tinham assinado a carta-compromisso. Leia a matéria na íntegra.

E o projeto Querido Diário?

O Querido Diário continua avançando em todas as suas frentes. O censo que está coletando as fontes de publicação de documentos municipais, com o apoio da comunidade, encontrou todos os sites que hospedam os diários oficiais de todos os municípios que possuem mais de cem mil habitantes no Brasil, segundo a estimativa da IBGE 2020. Vamos soltar um relatório com todos os detalhes ainda em dezembro.

Iniciamos uma etapa muito importante para o projeto, que é a parte de extração de conteúdo e formatação dos dados dos documentos. Todo esse trabalho está sendo liderado pelo André Assumnpcao e o Guilherme Vanz e está disponível no repositório Querido Diário Toolbox.

Para que seja possível ampliar e remunerar toda a equipe e pagar os custos da infraestrutura que viabiliza o projeto, precisamos atingir nossas metas de financiamento coletivo. Você pode conferir todos os detalhes da nossa campanha, como as recompensas e faixas de contribuição, na nossa página no Catarse. Com R$10,00 por mês, você ajuda a construir um dos maiores projetos de inovação cívica da América Latina. Vem com a gente?