Inovação Cívica

Relatório mensal da Operação Serenata de Amor  #44

05 jan de 2021, por Ariane Alves

Compartilhar

Feliz Ano Novo! Entramos em 2021 com muitas ideias e planos para o Programa de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil. Seguiremos compartilhando tudo em nossas redes e neste relatório mensal.

Mas, primeiro, vamos contar como foi o último mês de 2020 para a Operação Serenata de Amor. Os relatórios anteriores estão disponíveis no nosso Medium, e desde a edição 41 estamos publicando-os no site da OKBr. Se você está aqui pela primeira vez, seja muito bem-vinda(o)!

Querido Diário prepara novidades para devs!

Se você é uma pessoa desenvolvedora ou analista de dados, vai adorar as novidades que traremos nas próximas semanas. Ao longo de dezembro, nosso time – composto também por André Assumpção e o Guilherme Vanz seguiu aprimorando a API do projeto, que já é capaz de acessar o conteúdo de sete capitais brasileiras, e a Toolbox, que permite o acesso e a manipulação dos dados extraídos. Enquanto não fazemos o lançamento oficial das ferramentas, você já pode dar uma olhada nos repositórios aqui e aqui.

Censo dos diários oficiais: foco na documentação

Depois de termos mapeado todas as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes no nosso formulário de coleta, decidimos, junto à equipe de revisores e analistas voluntários, seguir elaborando a metodologia e a documentação que guiará a análise para a elaboração dos relatórios. Ainda em janeiro, retomaremos as atividades para deixar tudo muito bem organizado e avançar para as próximas fases. Colabore você também e cadastre os municípios da sua região!

Balanço da parceria com o IME-USP

Encerramos em dezembro a parceria de um semestre com o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. A colaboração dos alunos de graduação e pós-graduação da instituição possibilitou muitos avanços na área de ciência de dados do Querido Diário. Para saber mais detalhes, confira este texto, que relata o encerramento.

Apoie o Querido Diário!

Quer ajudar o projeto a ir mais longe? Colabore com o nosso financiamento coletivo e entre para a nossa comunidade! Com R$10,00 por mês, você já faz parte do grupo de pessoas que apoiam e viabilizam o projeto. Compartilhe a iniciativa!

Enquanto isso, na Câmara dos Deputados…

Embora ultimamente tenhamos concentrado esforços em viabilizar o Querido Diário – a ampliação da Serenata para os municípios -, toda a infraestrutura e inteligência artificial do projeto original segue funcionando. Gostaria de saber como os deputados gastaram o dinheiro público em um ano tão atípico como 2020? Que tal dar uma olhada no Jarbas? A ferramenta possibilita visualizar os pedidos de reembolso de notas fiscais e aplicar filtros como estado de origem, tipo do documento e categoria do gasto, além da ordenação por maiores valores. Vamos fiscalizar?