Inovação Cívica

Relatório mensal da Operação Serenata de Amor - 042

30 out de 2020, por Ariane Alves

Compartilhar

O time de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil traz mais um relatório de atividades da Operação Serenata de Amor. Seguimos a todo vapor durante o mês de outubro e vamos compartilhar tudo a seguir. Os relatórios anteriores estão disponíveis no nosso Medium, mas desde a edição 41 estamos publicando-os no site da OKBr. Se você está pela primeira vez por aqui, seja muito bem-vinda(o)!

Vamos construir o censo dos diários oficiais?

Nosso mapeamento dos endereços e da qualidade de disponibilização de diários oficiais municipais na web já está disponível. Para construí-lo, contamos com a colaboração de toda a comunidade – afinal, queremos registrar 5.570 publicações, mas vamos começar mapeando as cidades com mais de 100 mil habitantes. Podemos contar com a sua ajuda? Acesse o formulário e cadastre os municípios da sua região!

Querido Diário e Hacktoberfest – chuva de contribuições em outubro!

O mês de outubro é amplamente conhecido no mundo da tecnologia como o momento em que as pessoas desenvolvedoras contribuem com projetos open source. Diversos eventos são realizados para incentivar a inclusão e a participação das pessoas interessadas em conhecer iniciativas de código aberto e a enviar suas melhorias e resoluções de problemas.

E é claro que os projetos de Inovação Cívica da OKBr não ficaram de fora. No dia 10/10, o Querido Diário foi tema de um dia inteiro de sprint na Hacktoberfest Joinville – confira a palestra do Mário Sérgio sobre os objetivos do projeto aqui e aprenda a configurá-lo em sua máquina aqui.

Além disso, recebemos ao todo 40 Pull Requests de várias categorias no nosso repositório no Github, dos quais 15 já foram integrados ao código do projeto. Nosso muito obrigado a todas as pessoas que contribuíram!

Créditos: Giphy.com

Ainda falando em comunidade, nosso contribuidor de longa data – e mantenedor do projeto -, Renne Rocha, disponibilizou mais um vídeo de live coding do Querido Diário em seu canal do YouTube. Já são cinco lives em que o Renne constrói raspadores e revisa parte do código do projeto. Vale a pena conferir e aprender com ele 🙂

De todas as novas contribuições, os novos raspadores que entraram em nossa lista foram:

  • São José dos Pinhais-PR
  • Piracicaba-SP
  • Ananindeua-PA
  • Campina Grande-PB
  • Brasília-DF
  • João Pessoa-PB
  • Governador Valadares-MG
  • Mossoró-RN
  • Macapá-AP
  • Presidente Prudente-SP

Com isso, faltam apenas 5 municípios para termos todas as capitais do Brasil com seus respectivos raspadores rodando em nosso código. Conhece alguém fera em spiders que poderia contribuir? Compartilhe o desafio!

Caiu aqui de paraquedas ou já se perdeu nas etapas técnicas no Querido Diário? A Ana Paula Gomes, nossa querida embaixadora, publicou um ótimo texto para quem deseja colaborar com o projeto, mas não sabe por onde começar.

Eleições 2020 e suas bases de dados

No dia 15/10, realizamos mais um sprint do Perfil Político e pudemos analisar as bases de candidatos disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral. Contamos também com uma excelente palestra da nossa embaixadora Juliany Raiol sobre extração e análise de dados do TSE utilizando Python e Elastic Search – confira aqui o repositório com todo o pipeline desenvolvido por ela.

Também realizamos uma excelente live sobre os dados eleitorais em nosso canal no YouTube. Nossos convidados foram a jornalista Cecília do Lago,  as pesquisadoras Lara Mesquita e Rebeca Carvalho, do CEPESP-DATA, e o coordenador digital de combate à desinformação no TSE, Thiago Rondon.

Créditos: Giphy

 

Ajude a gente a ir mais longe

Para que seja possível ampliar e remunerar toda a equipe e pagar os custos da infraestrutura que viabiliza o projeto, precisamos atingir nossas metas de financiamento coletivo. Você pode conferir todos os detalhes da nossa campanha, como as recompensas e faixas de contribuição, na nossa página no Catarse. Com R$10,00 por mês, você ajuda a construir um dos maiores projetos de inovação cívica da América Latina. Vem com a gente?

Créditos: Giphy