Inovação Cívica

Relatório mensal da Operação Serenata de Amor #46

01 mar de 2021, por Ariane Alves

Compartilhar

Ansiosa(o) para saber o que rolou em fevereiro na Operação Serenata de Amor? Confira mais um relatório mensal! Os relatórios anteriores estão disponíveis no nosso Medium, e desde a edição 41 estamos publicando-os no site da OKBr. Se você está aqui pela primeira vez, seja muito bem-vinda(o)!

Faça parte da análise de dados colaborativa do Querido Diário

O mês de fevereiro marcou o início de mais uma etapa da rica relação entre o Querido Diário e a comunidade cívica do Brasil: a análise colaborativa dos dados do censo. Ao longo das próximas semanas, faremos um trabalho conjunto de avaliação da qualidade do acesso aos diários oficiais das cidades com mais de 100 mil habitantes no Brasil. Você pode conferir aqui um tutorial sobre como escolher uma tarefa de análise e começar a por a mão na massa. Vem com a gente?

Você também pode ajudar divulgando a iniciativa para pessoas interessadas em análise de dados e tecnologias cívicas.

A importância da documentação em projetos open source

As diretrizes para criar uma boa documentação do Querido Diário e para manter a comunidade engajada foram temas de uma excelente conversa que nosso colaborador e embaixador de Inovação Cívica, Giulio Carvalho, teve com o pesquisador  e professor da Universidade Federal Tecnológica do Paraná, Igor Steinmacher. Vários pontos cruciais para a sustentabilidade de projetos open source foram abordados, e o Giulio gentilmente disponibilizou o vídeo e as anotações neste link. Vale muito a pena conferir!

Essa é pra tocar no rádio!

O Querido Diário foi tema de um episódio do podcast Buteco Tecnológico! Organizado pelo colaborador Alexandre Vicenzi, o episódio contou com os mantenedores Renne Rocha e José Guilherme Vanz, além, é claro, do líder técnico do time de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil, Mário Sérgio Queiroz. Entenda por que o Querido Diário é um projeto tão necessário clicando aqui.

Atualizações detalhadas

Tivemos, na última semana se fevereiro, a segunda reunião das pessoas mantenedoras do Querido Diário, aberta à toda a comunidade. Nesta reunião, que ocorre toda última quinta-feira do mês às 18h, comentamos com detalhes todas as novidades do projeto para que todo mundo fiquei “na mesma página”. Leia a ata dos tópicos abordados aqui.

Participe do Open Data Day 2021 de qualquer lugar do Brasil!

A partir do próximo dia 6 de março, pessoas interessadas na temática dos dados abertos do mundo todo estarão reunidas em centenas de eventos organizados pelas comunidades para abordar as mais diversas áreas relacionadas à transparência. Aqui no Brasil teremos várias edições – já escolheu a sua?  Ao longo de março, a OKBR vai compartilhar em suas redes os principais eventos e também trará relatos e links para quem não conseguir participar (são muitas opções, a gente entende…)

Apoie o Querido Diário!

Todas essas atividades só são possíveis graças ao apoio financeiro de pessoas como você, que se interessa em manter vivo esse time. Quer saber mais sobre nossas metas e recompensas? Acesse nossa campanha no Catarse e contribua com valores a partir de R$10,00 mensais.