Rufus Pollock e Helen Darbishire debatem dados abertos e acesso à informação na Matilha Cultural

12 abr de 2012, por OKBR

Compartilhar

Sobre o evento

Na próxima quinta-feira, 19 de abril, às 20h30, Rufus Pollock, um dos fudadores da Open Knowledge Foundation, e Helen Darbishire, uma das fundadoras da Access Info, debatem sobre dados abertos e acesso à informação na Matilha Cultural, em São Paulo.

O evento: Com a sanção da lei de acesso a informação pública no Brasil no final de 2011 após longos anos de debate e pressão da sociedade civil, instituições públicas de todas esferas passaram a correr atrás após todo esse tempo de espera e estão começando a publicar seus dados em formato aberto. Com a presença de um dos fundadores das organizações sem fins lucrativos Open Knowledge Foundatione e Acess Info, Rufus Pollock e Helen Darbishire, respectivamente, debateremos o que de melhor está ocorrendo sobre esses temas no mundo e como o Brasil poderá avançar para um maior acesso a informações públicas e porque esses dados precisam ser abertos. O debate será mediado pelo coordenador de comunidades da Open Knowledge Foundation no Brasil, Everton Zanella Alvarenga, e pelo pela coordenador(a) de projetos do Artigo 19 no Brasil, Arthur Massuda Laura Tresca (surgiu um conflito de horário inadiável para o Arthur).

Palestrantes: Dr. Rufus Pollock é co-fundador e diretor da Open Knowledge Foundation, e fellow da Shuttleworth Foundation, e associado do Centro para a Propriedade Intelectual e Direito da Informação na Universidade de Cambridge e membro da RSA. Ele trabalhou extensivamente como um estudioso e desenvolvedor nas questões sociais, legais e tecnológicas relacionadas à criação e compartilhamento de conhecimento e atuou como conselheiro oficial de dados abertos para vários governos.

Helen Darbishire é uma ativista dos direitos humanos especializada em direito público de acesso à informação (liberdade de informação), e o desenvolvimento de sociedades abertas e democráticas com governos participativos e transparentes. Helen é fundadora e diretora executiva da Access Info, fundada em 2006 para promover o direito de acesso à informação na Europa e pelo mundo. Tem trabalhado por mais de 20 anos como uma profissional dos direitos humanos, com focos em questões de liberdade de expressão e informação, liberdade de imprensa, desenvolvimento da sociedade civil e democratização.

Inscrições e atividades extras

Para participar do evento, preencha o formulário abaixo com seu nome e email (as vagas são limitadas)

Sortearemos após o evento duas camisetas da Open Knowledge Foundation para pessoas presentes inscritas acima. Também iniciaremos nossas atividades antes do debate, às 19h, fazendo camisetas da Open Knowledge Foundation em estêncil. Você apenas precisará trazer uma camiseta e tinta para tecido que pintaremos para você!

 

Anunciaremos as atividades da Open Knowledge Foundation no Brasil, como publicação para o português do Guia de Dados Abertos, traduzido pela comunidade e sendo produzido junto com a W3C Brasil, entre outras. Também apresentaremos os planos de tradução de um guia de jornalismo de dados, desenvolvido pela Open Knowledge Foundaiton, e do Legal Leeks, desenvolvido pela Access Info. Mais informações em https://br.okfn.org

Após o debate sairemos para uma pizza na região!

Matilha Cultural

A Matilha Cultural é uma entidade independente e sem fins lucrativos, instalada em um edifício de três andares, localizado no centro de São Paulo. A Matilha integra um espaço expositivo, sala multiuso e café, além de um cinema com 68 lugares. Fruto do ideal de um coletivo formado por profissionais de diferentes áreas, a Matilha foi aberta em maio de 2009 e tem como principais objetivos apoiar e divulgar produções culturais e iniciativas sócio-ambientais do Brasil e do mundo.

Serviço

Debate dados abertos e acesso à informação
Matilha Cultural, Rua Rego Freitas, 542 – São Paulo
19/04 (quita-feira), das 19h às 22h30 – debate começa às 20h30
Vagas limitas: 70 participantes
Inscrições pelo link http://tinyurl.com/rufus-helen ou no meetup.com
Entrada livre e gratuita, inclusive para cães

Extra: Pizza, Cerveja & Dados Abertos dia 23 de abril às 19h

Um encontro informal na Casa de Cultura Digital para quem tem interesse no tema dos dados e do conhecimento aberto em Sao Paulo. Apareca para conhecer pessoas, ideias e projetos que tenham a ver com abertura e compartilhamento. Com Rufus Pollock, co-fundador da Open Knowledge Foundation, e outros colaboradores e colaboradoras da comunidade que está se formando no Brasil.

  • Evento aberto e gratuito (mas nao deixe de confirmar presenca nesta página!)
  • Pizza e cerveja para todos! Cortesia da OKFN ; )
  • Hashtag: #okfnbr

Não é necessário inscrição, mas para termos uma idéia de quantos irão, confirme sua presença no meetup.com.