Inovação Cívica

Saiba como foi o 1º Sprint online do Querido Diário

18 ago de 2020, por OKBR

Compartilhar

No último dia 15 de agosto, a Open Knowledge realizou com a Rede Embaixadoras o primeiro sprint para o projeto Querido Diário. Trata-se de uma reunião com pessoas programadoras, entusiastas e voluntárias para definir propósitos e aprimorar o desenvolvimento de projetos open source.

A atividade contou com a participação de 35 pessoas de diversas áreas, como jornalismo, programação, direito, pedagogia e ciência da computação. Durante as oito horas de reunião, o projeto Querido Diário recebeu uma série de contribuições, relativas à criação de novos raspadores e correção de bugs no setup do projeto, além do debate sobre a usabilidade para a futura plataforma que servirá de referência para seu desenvolvimento.

Em tempos de isolamento social, a dinâmica presencial dos sprints precisou ser ajustada para uma proposta on-line, que vai sendo construída na medida das novas experiências. O nosso Coordenador de Inovação Cívica, Mário Sérgio Queiroz, listou algumas das lições dessa edição, como o processo de inscrições, as ferramentas utilizadas para transmissão, o processo de instalação de ambientes de desenvolvimento, e os esforços para nivelamento das turmas.

Esses aprendizados serão levados para as futuras edições do sprint, e que podem ser interessantes para quem pretende encarar o desafio de realizar eventos similares. Confira no Medium do projeto Serenata do Amor o relato de Mário sobre o sprint do Querido Diário no último sábado.