Inovação Cívica

Saiba quem foram as pessoas eleitas que assinaram a carta-compromisso de nossa rede

12 jan de 2021, por Danielle Bello

Compartilhar

Elaborada pela Rede Embaixadoras e a OKBR, documento registra o compromisso com a construção de municípios mais abertos e colaborativos

No ano passado, a Rede de pessoas Embaixadoras de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil (OKBR) elaborou uma carta-compromisso para engajar pessoas candidatas às eleições de 2020 a promoverem gestões que priorizem a transparência e a abertura de dados públicos. A carta foi feita em duas versões: uma destinada ao Executivo e outra, ao Legislativo.

Com a assinatura do documento, pessoas candidatas às prefeituras e à vereança dos municípios brasileiros registraram publicamente seu compromisso com a execução de ações concretas para a abertura de informações, dados e processos, que vão da regulamentação e a devida implementação da Lei de Acesso à Informação (LAI) no âmbito municipal ao estabelecimento de processos de planejamento para abrir, atualizar e melhorar a disponibilidade e a qualidade de dados públicos.

Nas redes sociais, a Rede Embaixadoras e outras pessoas que se engajaram na campanha usaram a #CartaPorUmaCidadeAberta para divulgá-la e cobrar candidatos e candidatas a assiná-la. A hashtag chegou a ficar entre as mais usadas no Twitter pela comunidade científica. Mais tarde, a carta também foi destaque no G1, quando foi assinada pelos dois candidatos à Prefeitura de Mogi das Cruzes (SP) concorrendo em segundo turno. 

No total, 17 pessoas candidatas assinaram a carta, divulgando com a #CartaPorUmaCidadeAberta em suas redes sociais ou através de páginas locais que atuam com transparência, acesso à informação e dados abertos. Duas dessas pessoas foram eleitas: o vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), de Feira de Santana (BA) e o prefeito Caio Cunha (Podemos), de Mogi das Cruzes (SP). 

Veja a relação completa clicando aqui

Agora, é hora de acompanharmos os mandatos e o cumprimento dos compromissos assumidos!

Caso as pessoas eleitas em sua cidade não tenham assinado o documento, não há problema. Conheça os princípios das cartas, compartilhe com seus/suas representantes na Prefeitura e na Câmara Legislativa, proponha iniciativas e cobre para que a transparência, a colaboração e os dados abertos sejam diretrizes das gestões que se iniciam.