Série de encontros mensais online mostra como usar o CKAN

11 jun de 2021, por Isis Reis

Compartilhar

A partir deste mês, a Datopian e a Link Digital organizam a CKAN Monthly Live, uma série de encontros mensais online para mostrar o CKAN para as pessoas –  os eventos serão gratuitos, em inglês, e abertos a todos. O primeiro deles será no dia 16 de junho, às 10h do horário de Brasília – clique aqui para se inscrever.

O CKAN – sigla para Comprehensive Knowledge Archive Network – é um sistema de gerenciamento de dados de código aberto para alimentar hubs e portais de dados, desenvolvido pela Open Knowledge Foundation e co-administrado pela Datopian e pela Link Digital. O CKAN facilita a publicação, o compartilhamento e o uso de dados, e alimenta centenas de portais de dados em todo o mundo.

Cada encontro incluirá várias sessões e um fórum de perguntas e respostas ao vivo. Segundo os organizadores, a série de reuniões será uma oportunidade para conectar palestrantes e participantes e reunir toda a comunidade CKAN.

No encontro deste mês, os dois co-administradores do projeto, Rufus Pollock e Steven De Costa, mostrarão como o CKAN está sendo usado por organizações para gerenciar ativos de dados, apresentando uma série de portais do governo, empresas e organizações sem fins lucrativos. Participando, você aprende mais sobre a implantação de arquitetura para um portal CKAN corporativo, padrões comuns de acesso a dados e padrões de armazenamento de dados.

Rufus Pollock é empresário, pesquisador e tecnólogo comprometido com a democratização dos dados. Antes de estabelecer a Datopian, Rufus fundou a premiada Open Knowledge Foundation – uma organização internacional sem fins lucrativos líder que capacita pessoas e organizações com acesso a informações e as ferramentas e habilidades para dar sentido a elas, bem como o projeto CKAN. Reconhecido especialista global em dados abertos e conhecimento aberto, trabalhou com vários governos e organizações intergovernamentais ​​como o Banco Mundial e a ONU, empresas e OSCs. Ele é o autor de The Open Revolution: Reescrevendo as regras da era da informação (2018).

Steven De Costa trabalha na indústria de internet e multimídia desde 1997, e fundou a Link Digital em 2001. Ele é membro do CKAN Association Steering Group e seu Líder de Comunidade e Comunicações, ex-organizador nacional do GovHack.org, e recentemente deixou o cargo de Secretário e Tesoureiro do Conselho da Open Knowledge Australia. Um comunicador forte, Steven é um colaborador de longa data em iniciativas de dados abertos e conhecimento aberto, regularmente co-organizando e apresentando em eventos relacionados.