Escola de Dados

Transformando Dados em Histórias: veja os próximos cursos

11 fev de 2020, por

Compartilhar

Após edições de sucesso em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador em 2019, o curso de introdução ao trabalho guiado por dados da Escola de Dados, “Transformando dados em histórias”, está com inscrições abertas para as turmas de 2020.

A atividade é voltada a estudantes, jornalistas, pesquisadores de ciências sociais, profissionais de organizações do terceiro setor ou qualquer pessoa interessada em extrair o máximo potencial dos dados em seus trabalhos ou investigações. Os módulos e conteúdos abordados estão descritos abaixo.

A formação tem 20 horas e será ministrada pela equipe da Escola de Dados com instrutores parceiros.

Membros da Escola de Dados têm desconto de 20% neste e em outros treinamentos. Saiba mais. Caso seja um membro, envie um e-mail para [email protected] para solicitar seu link com desconto.

Confira abaixo mais informações das próximas edições:

RIO DE JANEIRO/RJ
Data: 16 a 20 de março
Horário: 17 às 21h
Local: EDX Coworking (Av. Rio Branco, 124 – 12º andar – Centro)
Instrutores: Adriano Belisário, Álvaro Justen e Juliana Marques
Vagas esgotadas

BRASÍLIA/DF
Data: 30 de março a 3 de abril
Horário: 17 às 21h
Local: IBICT (SAUS – Quadra 5 – Lote 6, Bloco H)
Instrutores: Adriano Belisário, Álvaro Justen e Fernando Barbalho
Compre via PagSeguro

SÃO PAULO/SP
Mais detalhes em breve


MÓDULOS DO CURSO:

  • Fundamentos dos dados digitais
    O início da maravilhosa jornada ao mundo dos dados. Os participantes vão se familiarizar com conceitos básicos e se inspirar com referências de trabalhos de todo o mundo. Saiba o que são dados estruturados e não estruturados, formatos mais comuns para bases de dados, o que torna um dado legível por máquina e conheça os poderes e os riscos das narrativas orientadas por dados.
  • Raspando e obtendo dados
    Ok, dados são importantes, mas onde encontrá-los? Neste módulo, ganhe repertório sobre algumas das principais fontes de dados públicos do Brasil e do mundo, saiba como extrair o máximo da busca avançada do Google, aprenda a libertar dados de PDFs e comece a construir suas próprias (e inéditas!) bases raspando dados de páginas web.
  • Faxina: limpeza e preparação dos dados
    É nesta etapa que validamos os dados que vamos utilizar. Erros de digitação, campos com mais de um tipo de dado, colunas que deveriam ser linhas, linhas que deveriam ser colunas, linhas duplicadas, falta de diferentes unidades de medida… Saiba como detectar e corrigir problemas comuns em bases públicas utilizando funções básicas e avançadas do OpenRefine, uma ferramenta gratuita e de código livre.
  • Transformando dados em informação
    Depois de preparada e validada, chegou a hora de entrevistar sua base. Entenda como utilizar programas de planilha para cavar histórias e aprenda os conceitos básicos de estatística que permitem extrair valiosos insights dos dados.
  • Visualização e publicação
    Quando apresentados de forma clara e atrativa, os dados têm o potencial de convencer e gerar impacto. Conheça os fundamentos do design da informação para entender como escolher a forma gráfica mais eficiente, hierarquizar as informações da sua história, utilizar cores e grid a seu favor e evitar escolhas que podem levar a conclusões enganosas. Aprenda a construir visualizações interativas com as principais ferramentas web disponíveis.