VaiMudar: informação e participação social com o uso das tecnologias digitais

03 jul de 2014, por OKBR

Compartilhar

É com muito entusiasmo que nós da Open Knowledge Brasil apresentamos o VaiMudar, um projeto colaborativo que busca a transformação e participação social através do uso da tecnologia.

A plataforma vaimudar.org, lançada em 9 de junho, foi atualizada e além de trazer análises sobre o cenário político brasileiro, permite que você visualize as relações entre poder econômico e poder público e participe de discussões sobre projetos de lei com potencial para transformar a realidade brasileira.

Nesse primeiro momento optamos por trazer uma série de análises e informações relacionadas à Copa do Mundo para embasar o debate público e as manifestações pacíficas durante e depois do evento que tem privilegiado interesses empresariais em detrimento dos direitos dos cidadãos e cidadãs brasileiras. Sabemos que foram muitos os abusos cometidos em nome do torneio mundial de futebol da FIFA e estamos de olho no período eleitoral que teremos pela frente!

Queremos que os eleitores e eleitoras possam saber facilmente os gastos e medidas que foram tomadas pelos candidados e seus partidos. Navegando pelas 12 cidades sede que recebem o torneio, é possível visualizar facilmente os grupos econômicos beneficiados em cada obra. Entrando nos perfis de cada um, você vê todos os projetos da Copa relacionados a este grupo e os financiamentos de campanha realizados por ele aos diferentes partidos políticos.

Por exemplo no Rio de Janeiro, a cidade com os maiores gastos com estádios e obras de mobilidade relacionadas à Copa, vemos que as maiores beneficiadas com a reforma do estádio do Maracanã foram Odebrecht, Andrade Gutierrez e Delta, sendo que as duas últimas também ganharam com a construção do BRT Transcarioca na mesma cidade. A Andrade Gutierrez realiza doações crescentes ao PT desde 2006 (tendo destinado mais de R$ 21 milhões em 2012) e de importantes somas ao PSDB e PMDB. Veja aqui o gráfico de doações completo no perfil do grupo.

Leia mais sobre os ganhos das construtoras e outros grupos econômicos na Copa do Mundo:

Fortunas padrão FIFA

Um jogo para poucos

As quatro irmãs

Insatisfeito com essa situação? Participe das discussões sobre o Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a Reforma Política, que busca um sistema de representação política mais próximo da maioria da sociedade.

São diversas as formas de participar! Para sugestões de projetos de lei para discussão, de temas para análise e debate, dúvidas ou sugestões escreva para [email protected].