Advocacy e Pesquisa

Vice-presidente do TCU pede revisão de norma que permite ao órgão não receber denúncias sobre transparência

01 mar de 2021, por OKBR

Compartilhar

OKBR faz parte do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, que questionou a decisão do TCU

O vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, atendeu ao pedido do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, do qual a Open Knowledge Brasil faz parte, e pediu ao plenário a revisão da norma que permite ao órgão não receber denúncias sobre transparência ativa.

Aprovada em dezembro de 2020, a Resolução nº 323 alterou a Resolução 259/2014, extraindo a responsabilidade do TCU de receber denúncias sobre transparência ativa, nos termos da Lei de Acesso à Informação — LAI (Lei nº 12.527/2011).

Em 17 de fevereiro de 2021, as organizações integrantes do Fórum questionaram, em carta aberta, o inciso III, §2º do art. 103, o qual propõe que as denúncias de irregularidades de transparência ativa sejam julgadas mediante “expressa e justificada determinação do relator ou do TCU”.

Dantas fez um pronunciamento, no dia 24 de fevereiro, no plenário do TCU solicitando revisão da norma. “Considero que, especificamente nesse dispositivo, o Tribunal pode ter passado uma mensagem negativa para a sociedade organizada, contrária ao que desejávamos nessa matéria”, comentou o ministro. “Considerando todas essas questões, proponho ao plenário que determine a abertura de processo com vistas à alteração ou revogação do inciso III do parágrafo segundo do artigo 103 da Resolução 259/2014.”