Você quer construir o Índice de Dados Abertos da sua cidade?

03 jun de 2017, por OKBR

Compartilhar

Foto vista panorâmica da cidade de Itabira, Minas Gerais. Casas e prédios pequenos e, ao fundo, um morro.

Vista panorâmica da cidade de Itabira, Minas Gerais. Foto: Pixabay / ckirner / Creative Commons CC0

Nos meses de abril e maio deste ano, a Open Knowledge Brasil (OKBR) e a Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV (DAPP) lançaram as edições brasileiras do Open Data Index (ODI). A partir do trabalho conjunto entre as duas instituições, foram construídos três levantamentos para o país: Open Data Index (ODI) Brasil, no nível nacional, e ODI São Paulo e ODI Rio de Janeiro, no nível municipal. Esses dois últimos índices fazem parte de uma iniciativa pioneira, já que, pela primeira vez, o Brasil teve ODIs locais, além do levantamento na esfera federal.

Decidimos ampliar o índice para outras cidades do Brasil. Para isso, estamos mapeando grupos de pessoas e organizações interessadas em realizar o levantamento Índice de Dados Abertos em outras cidades do país. Os candidatos precisam preencher a enquete “Você quer construir o Índice de Dados Abertos da sua cidade?”. A ideia é ampliar a abrangência da pesquisa e, principalmente, conhecer melhor a situação das políticas de transparência e Dados Abertos em outros municípios brasileiros. Uma agenda importante no contexto que vivemos.

A pesquisa estará disponível até o dia 30/06.

Entenda o Índice de Dados Abertos

O objetivo do Índice de Dados Abertos é avaliar o estado da política de dados abertos de cada país ou cidade, levando em consideração todas as suas características: o tipo de dado que é divulgado, os formatos, a facilidade de acesso e a transformação dos dados em informação, entre outras.

Ele avalia diversas dimensões, tais como finanças públicas, dados socioeconômicos, legislativos e eleitorais, serviços públicos, informações geolocalizadas e indicadores ambientais. O índice oferece um parâmetro de referência sobre a capacidade dos governos de fornecer dados abertos, apresentando essa informação de forma clara, fácil entendimento e usabilidade.

Como começou

Na segunda metade de 2016, a FGV/DAPP firmou uma parceria com a Open Knowledge Brasil com o objetivo de contribuir para o levantamento anual das informações do Índice de Dados Abertos nacional e para detalhar e aprimorar a metodologia do índice aplicado em nível subnacional – cidades.

Esse é um projeto pioneiro na promoção da transparência nos municípios brasileiros, uma vez que o índice pode ser utilizado como ferramenta de avaliação e identificação de gargalos, para orientar os municípios em relação ao aprimoramento de suas políticas de dados abertos. A parceria entre OKBR e FGV/DAPP busca contribuir para que os municípios tenham ferramentas capazes de aumentar a eficácia de suas políticas de transparência e dados abertos e sua capacidade de resposta e diálogo com os cidadãos.