Voluntários do movimento Wikimedia e Wikimedia Foundation organizam primeiro mutirão no Brasil para e com as mulheres

05 mar de 2013, por OKBR

Compartilhar

Depois de conhecer a estrutura mínima necessária para criar um verbete em poucos passos, as (e os) participantes do encontro aprimoraram verbetes relativos ao feminismo, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Primeiro WikiMulheres

Primeiro WikiMulheres no Brasil

Conhecimento é poder: disso ninguém duvida. E embora a possibilidade de construir o conhecimento na maior enciclopédia do mundo – a Wikipédia – seja livre e aberta a qualquer pessoa, onde mais que 3/4 dos editores são homens. Como fica, então, a perspectiva das mulheres nessa história?

Para aproximá-las do universo “wiki”, os voluntários dos projetos Wikimedia, com o apoio da Wikimedia Foundation, organizaram uma oficina sobre a Wikipédia e os projetos Wikimedia e propuseram um mutirão de edição da enciclopédia em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado 8 de março. Realizado em São Paulo, na tarde de 2 de março de 2013 no espaço The Hub, o encontro reuniu homens e mulheres que tinham algum interesse em colaborar com a edição de verbetes, mas ainda não haviam entrado em contato com a ferramenta.

Participaram do evento cerca de 15 pessoas, que discutiram os critérios para um artigo ser publicado na Wikipédia, as fontes que podem ser consideradas confiáveis e a dinâmica de edição colaborativa. Ao final da oficina, os grupos se dedicaram a aprimorar verbetes relacionados às mulheres e ao feminismo: “direitos da mulher” (antes e depois) e “Grace Hopper” (antes e depois) foram duas dessas contribuições.

Participantes do mutirão de edição da Wikipédia

Participantes do mutirão de edição da Wikipédia

É interessante notar também o aumento do número de acessos, por exemplo, no verbete “direitos da mulher”. A partir do último dia 25 de fevereiro, há um aumento considerável no número de acessos, chegando a 244 visitas, ficando um pouco acima dos 300 nos dias subsequentes. Já no dia 4 de março o número de acessos ultrapassa os 800! Será que há uma relação com o aumento na qualidade do verbete, além de estarmos chegando no dia 8 de março?

“Os passos para a edição de um verbete são simples, e pelo que vi neste encontro qualquer pessoa pode aprendê-los rapidamente”, avalia Fernanda Campagnucci, da Ação Educativa, que editou o verbete sobre os direitos das mulheres – sua primeira colaboração ao projeto. “Mas vivemos em uma sociedade em que a distribuição de conhecimento é desigual e a tecnologia ainda é, muitas vezes, considerada um universo masculino. É com essa visão que precisamos romper”.

Para discutir e superar a ausência da colaboração feminina à Wikipédia, o movimento Wikimedia mantém uma página (Gender Gap) em que reúne informações, referências e ideias sobre o tema. Com o objetivo de aumentar a participação de mulheres no projeto, novas editoras são encorajadas a participar das listas de discussão e comunidades online e offline.

O movimento Wikimedia no Brasil espera que a iniciativa em São Paulo sirva de inspiração para que voluntários de outras regiões do país ajudem o evento a tornar-se periódico em todo mês de março, ampliando o debate sobre a participação feminina na Wikipédia e diminuindo a barreira de gênero. Entre em contato com os voluntários da Wikimedia no Brasil, para saber mais informações. Todos são bem-vindos a participar e organizar os próximos eventos!

Ver também