LEDs

Os laboratórios experimentais são imersões feitas pela Escola de Dados em parceria com organizações sociais para capacitar seus agentes no uso de dados, fortalecendo suas agendas. Depois de uma etapa de formação, apoiamos a execução de projetos guiados por dados criados pelos participantes.

O DataLabe foi o primeiro de nossos laboratórios experimentais de dados. Localizado na favela da Maré, foi uma iniciativa da Escola de Dados e do Observatório de Favelas para alfabetização em dados de jovens periféricos. Durante seu ano piloto, o DataLabe criou condições para que bolsistas fizessem levantamentos, cruzamentos e visualizações de dados sobre temas concernentes à juventude periférica do Brasil.

Na primeira etapa de atividades dos laboratórios, os residentes têm acesso a um curso de jornalismo de dados promovido pela Escola de Dados, como introdução ao desenvolvimento de projetos pessoais de visualização de dados de temas de seus interesses.

A segunda etapa, coletiva, envolve toda a equipe na construção de um projeto de visualização de dados que busque responder a uma pergunta formulada pelos residentes.

A terceira e final etapa envolve uma formação intensiva de outros jovens comunicadores populares, nas quais os residentes replicam os métodos aprendidos durante seu processo de formação.

Ano
2016
Parceria
Observatório de Favelas