Open Data Index

O Open Data Index promove a transparência pública, ajudando a avaliar políticas, identificar gargalos, e orientar os municípios a aprimorar suas políticas de dados abertos.

Ano
2018 -
Parceria
Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV-DAPP)

Dados abertos são essenciais para a transparência e o engajamento da população. Porém, não basta que exista a abertura de dados, se esta não considerar fatores importantes que definem a qualidade dessa informação. Por isso a relevância da construção de indicadores que avaliem esses dados, de maneira comparativa e mensurável, para que tanto o governo quanto os cidadãos possam se informar e melhorar o consumo e as políticas de open data no Brasil.

O Índice de Dados Abertos (Open Data Index, em inglês) foi desenvolvido com esse propósito. A iniciativa começou de forma global com a Open Knowledge e foi trazida para o Brasil em uma parceria entre a Open Knowledge Brasil e a Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV-DAPP).

O Índice avalia não apenas o governo federal, mas os municipais, atuando junto a líderes locais, selecionados em chamada pública, para garantir a escalabilidade necessária em um país do tamanho do Brasil. Trata-se de uma iniciativa pioneira na promoção da transparência dos municípios brasileiros, ajudando a avaliar políticas, identificar gargalos,e orientar os municípios a aprimorar suas políticas de dados abertos.

Confira o relatório e acompanhe o Índice de Dados Abertos.