Parlametria

O Parlametria surgiu do esforço de organizações que trabalham com o monitoramento do legislativo para traduzir e dar sentido a essa massa de dados, para que a sociedade civil possa acompanhar e influenciar os debates que acontecem no Congresso Nacional.

Ano
2019 - Atualmente
Financiamento
Instituto Betty e Jacob Lafer
Parceria
Universidade Federal de Campina Grande e Dado Capital

Mais de 27 mil proposições tramitam, hoje, no Congresso Nacional. Embora os sites da Câmara e do Senado apresentem informações iniciais sobre essas proposições, uma massa de informações é gerada diariamente sobre a tramitação, atuação dos parlamentares, discussões, decisões nas comissões entre outros.

Muitas dessas informações são publicadas, mas pouco acessíveis: são dados organizados em estruturas complexas ou em formatos do tipo PDF. Essas características tornam os dados praticamente inacessíveis para máquinas (eles sequer são indexados pelos rastreadores do Google) ou dificultam e muito o acesso humano à massa de dados robusta.

As ferramentas e relatórios disponíveis foram desenvolvidos em tecnologias abertas, em uma parceria da Open Knowledge Brasil, Dado Capital e o Laboratório Analytics, da Universidade Federal de Campina Grande.

Com o Parlametria, pretendemos democratizar o acesso às tecnologias e o poder da inteligência de dados para a ação cidadã.

Quer saber mais?
Mais informações podem ser achadas no site do projeto