Querido Diário

Diários oficiais dos municípios brasileiros em formato aberto para a livre consulta da sociedade civil.

Ano
2019 - Atualmente

O projeto Querido Diário propõe utilizar inteligência artificial para classificar, contextualizar e expandir a informação contida nos diários oficiais municipais brasileiros, tornando-os disponíveis em uma plataforma que permitirá sua visualização em formato aberto e amigável.

A ferramenta busca facilitar o monitoramento, a análise e a correlação das informações publicadas nos diários, fomentando o desenvolvimento da tecnologia para fins cívicos no  Brasil e promovendo o controle social para encontrar soluções para os desafios do contexto público.

O projeto inclui três implementações técnicas principais: algoritmos de inteligência artificial, que permitirão a classificação e a associação da informação publicada nos diários oficiais, uma plataforma para visualizar a informação contida nos diários em formato aberto e uma API aberta, que permitirá a integração das informações com outros sistemas e aplicações.

Em julho de 2020, a iniciativa foi selecionada pelo Empatía, edital latino-americano que fomenta o uso de inteligência artificial para o desenvolvimento.

Quer saber mais?
Mais informações podem ser achadas no site do projeto