Serenata de Amor

A Operação Serenata de Amor é um projeto aberto e colaborativo que usa ciência de dados com a finalidade de fiscalizar gastos públicos e compartilhar as informações de forma acessível a qualquer pessoa.

Ano
2015 - Atualmente
Financiamento
Parceria
Digital Ocean

Os principais objetivos do projeto são auditar contas públicas e auxiliar no controle social. A ideia partiu do cientista de dados Irio Musskopf, como forma de participar ativamente do processo democrático, fiscalizando os gastos públicos. Ao compartilhar a ideia com amigos, não demorou muito para o projeto ganhar força, com um time formado por 10 pessoas e mais de 600 voluntários dispostos a realizá-lo.

Assim surgiu a Operação Serenata de Amor, focada em fiscalizar, com auxílio de tecnologia, os reembolsos efetuados pela Cota para Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP) – verba que custeia alimentação, transporte, hospedagem e até despesas com cultura e assinaturas de TV dos parlamentares.

Em 7 de setembro de 2016 foi ao ar a nossa primeira campanha de financiamento coletivo, que conseguiu arrecadar aproximadamente R$ 80 mil, 30% mais do que o valor pedido, o suficiente para custear as operações do time pelos primeiros 90 dias.

Desde então, nosso trabalho, que tem como princípio a informação e a transparência, ganhou espaço em eventos e palestras no mundo inteiro, e teve um grande destaque na mídia, sendo divulgado por mais de 90 veiculações, incluindo as maiores do país, como Fantástico, Jornal Nacional e Folha de S. Paulo, além de uma grande relevância no cenário de controle social no Brasil.

 

Quer saber mais?
Mais informações podem ser achadas no site do projeto