Construímos tecnologias e comunidades para ampliar o acesso a

Um capítulo da Open Knowledge Foundation no Brasil.

A Open Knowledge Brasil (OKBR), também chamada de Rede pelo Conhecimento Livre, é o capítulo da Open Knowledge Internacional no Brasil. Ela é uma organização da sociedade civil (OSC) sem fins lucrativos e apartidária, regida por um estatuto, decidido em assembleia realizada no dia 4 de setembro de 2013, sendo reconhecida em cartório no dia 3 de outubro de 2013.

Nós representamos a Open Knowledge no Brasil desde 2013, após acordo firmado com a Open Knowledge International – já presente em mais de 40 países

Missão Ferramentas para promover o conhecimento livre

Nós utilizamos e desenvolvemos ferramentas cívicas, projetos, análises de políticas públicas, jornalismo de dados e promovemos o conhecimento livre nos diversos campos da sociedade. Na esfera política, buscamos tornar a relação entre governo e sociedade mais próxima e transparente.

Visão
Um mundo de livre conhecimento, online e offline

Queremos um mundo onde o conhecimento livre esteja presente em todo nosso cotidiano, no online e no offline. Promovemos o conhecimento livre por acreditar em sua capacidade de gerar grandes benefícios sociais.

Valores

Respeito e Tolerância

Respeito e tolerância são precondições para todo nosso trabalho e são fundamentais para trabalharmos como uma comunidade colaborativa. Reconhecemos as diferenças como uma força criativa: quando discutidas abertamente e sem agressão, elas nos permitem encontrar os melhores caminhos a seguir.

Responsabilidade e ética no uso dos dados

Acreditamos no uso responsável e ético dos dados. Há muitas fontes de dados sendo acessadas por diferentes atores, com diferentes usos e implicações. Atuamos para levantar discussões e fazer as perguntas certas sobre os limites no uso de dados e como a privacidade e a vigilância são consideradas em diferentes contextos.

Transparência

Tornamos visíveis as atividades e os processos da OKBr, com uma comunicação aberta e inclusiva, que permita que todas as pessoas interessadas tenham as informações que desejam sobre a organização.

Apartidarismo

Como organização, não somos filiados a nenhum partido, não defendemos ou apoiamos especificamente uma visão política única.

Diversidade

Buscamos ativamente garantir a diversidade de ações, temas, públicos e equipes envolvidas na organização, em diferentes dimensões, tais como gênero, classe social, raça e regiões.

Código aberto

Estimulamos e priorizamos o uso de soluções e tecnologias livres ou de código-aberto (FLOSS), buscando contribuir com o ecossistema de softwares livres, bem como garantir a publicação com licença livres de conteúdos e softwares desenvolvidos como parte das nossas atividades.

Rede

PARCEIROS, APOIADORES E FINANCIADORES (2021/2022)

PARCEIROS, APOIADORES E FINANCIADORES (PROJETOS ANTERIORES)